Merkel: ajuda à Grécia continua «suspensa» - TVI

Merkel: ajuda à Grécia continua «suspensa»

Angela Merkel e Sarkozy na cimeira do G20

Chanceler alemã aplaude possibilidade de governo grego e oposição chegarem a acordo, mas pede certezas quanto à Grécia respeitar os seus compromissos

As transferências para a Grécia continuam suspensas, perante a instabilidade em torno da hipótese de levar o segundo programa de resgate, no valor de 130 mil milhões de euros, a referendo.

Foi esta a reacção da chanceler alemã que aplaudiu a possibilidade do Governo grego encontrar um consenso com a oposição e, assim, afastar a concretização deste referendo.

«Actos, e não palavras, são decisivos para a Grécia», disse Angela Merkel, em conferência de imprensa em Cannes, onde se encontra para a cimeira do G20, que decorre até amanhã, dia 4 de Novembro.

Por isso, a responsável alemã pediu a Atenas que cumpra «rapidamente» as decisões que saíram da cimeira do euro, que decorreu na semana passada e onde ficou decidido um segundo plano de ajuda, com mais medidas de austeridade para os gregos e o perdão de 50% da dívida soberana do país.

Merkel reiterou que «a estabilidade do euro é mais importante do que a presença da Grécia na Zona Euro», uma mensagem que a chanceler já tinha dado a George Papandreou, primeiro-ministro grego, ontem, depois da reunião de emergência que manteve com Sarkozy e responsáveis das instituições europeias e do FMI.
Continue a ler esta notícia