Nível de vida: Algarve é o que mais cai face à Europa - TVI

Nível de vida: Algarve é o que mais cai face à Europa

Da análise do PIB per capita efectuada em Portugal, o valor inesperado foi o registado na região do Algarve

Relacionados
O Algarve foi a região que mais caiu no ranking do Produto Interno Bruto per capita das regiões dos países europeus.

Portugal continua a ser um país muito abaixo do top 10 da Zona Euro. No fim da tabela estão países como a Bulgária e a Roménia. Os dados relativos ao indicador utilizado para analisar a qualidade de vida de um país, foram divulgados esta terça-feira pelo Eurostat e são de 2009.



Em Portugal continuam a acentuarem-se as assimetrias no PIB per capita entre as diferentes regiões, tendo sido a região do Algarve a que registou a maior queda. O Algarve que durante anos esteve a par de Lisboa ou Madeira, apresenta um valor final de bens e serviços produzidos de 86,1 por cento face aos 110 por cento de Lisboa ou aos 103 por cento da região Autónoma da Madeira. Um valor que desceu bastante face aos dados anteriores e que constituiu uma surpresa neste quadro.



As regiões mais pobres continuam a ser a região norte, com um valor de PIB per capita de 62,8%, o Centro com 65,3%, o Alentejo com 72,3 % e os Açores com 73,2 %, registando uma subida considerável face ao indicador anterior.



As 7 Maravilhas da Europa



Dos 27, é na Alemanha que estão as oito regiões do topo da tabela, seguindo-se cinco regiões na Holanda, quatro na Itália e na Aústria, três na Bélgica, na Espanha e no Reino Unido, duas na Filândia e uma na República Checa, Dinamarca, Irelanda, França, Eslováquia, Suécia e Luxemburgo. Todas estas representam um PIB per capita com uma média superior a 150%. Isto significa uma excelente qualidade de vida aos seus poucos milhões de habitantes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados