Venizelos: Grécia e Europa vão discutir «até ao último minuto» - TVI

Venizelos: Grécia e Europa vão discutir «até ao último minuto»

Ministro das Finanças grego Evangelos Venizelos

Ministro das finanças grego garante que o povo helénico tem feito e continuará a fazer «os sacrifícios necessários para que o nosso país recupere o seu lugar na família europeia»

O ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, disse esta segunda-feira, em Bruxelas, que as negociações com os seus homólogos da Zona Euro para desbloquear um segundo pacote de ajuda financeira à Grécia prosseguem «até ao último minuto».

«Até ao último minuto, as negociações continuam. Estão a ser discutidas questões técnicas, os parâmetros individuais estão a ser examinados e as preferências ou prioridades de parceiros institucionais ou de Estados-membros afetam o clima das negociações», disse Evangelos Venizelos, que participa numa reunião com os seus homólogos da Zona Euro (Eurogrupo).

O ministro grego garantiu que «a Grécia cumpriu todas as condições para a aprovação do novo programa».

«Em todas as matérias, incluindo o acordo com o setor privado [para a renegociação da dívida], a Grécia cumpriu as decisões e diretivas da Zona Euro», sublinhou o ministro, salientando ainda que dois conselhos de ministros anteriores já confirmaram estes dados.

Venizelos disse ainda que «a Europa sabe quão importante é enviar mensagens claras, com decisões aplicáveis e conclusivas e com regras fixas que não podem ser alteradas de vez em quando».

O ministro grego garantiu também que os gregos estão a mostrar à Europa que têm feito e continuarão a fazer «os sacrifícios necessários para que o nosso país recupere o seu lugar na família europeia».

Os ministros das Finanças da moeda única vão avaliar hoje, em Bruxelas, se a Grécia cumpre todos os requisitos exigidos para um segundo programa de assistência financeira, devendo acordar nova ajuda no valor de 130 mil milhões de euros.

No domingo, o secretário de Estado do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, confirmou o apoio dos Estados Unidos a um novo empréstimo do Fundo Monetário Internacional a Atenas.

Pela negativa, nota para as previsões do FMI sobre a dívida pública da Grécia, que deverá superar os limites impostos pelo Fundo em 2020.
Continue a ler esta notícia