Banif: sindicato pede reunião urgente com administração - TVI

Banif: sindicato pede reunião urgente com administração

Banif

TVI avançou no domingo que está tudo preparado para uma intervenção no Banif caso não se encontre um novo acionista durante esta semana. OMinistério das Finanças diz estar a acompanhar a situação

A Federação dos Sindicatos do Setor Financeiro (Febase) pediu esta segunda-feira uma reunião com caráter de urgência à administração do Banif, para esclarecer a real situação do banco e melhor apoiar os seus trabalhadores.

"Face à instabilidade e insegurança vivida pelos trabalhadores do Banif, os Sindicatos da Federação reafirmaram o pedido de reunião à administração do banco", diz a Febase em comunicado.


Por considerar que se vive atualmente "um dos momentos mais conturbados da história da instituição", com a publicação diária de notícias contraditórias sobre a situação do banco, a federação sindical pediu à administração "uma reunião com caráter de urgência".

A Comissão Europeia considerou esta segunda-feira que qualquer solução a encontrar para o Banif terá que "assegurar a plena proteção dos depósitos garantidos" e a legislação da União Europeia (UE). 

"A Comissão está em contacto estreito e construtivo com as autoridades portuguesas, tanto a nível técnico como político. Em todo o caso, qualquer solução terá que respeitar as leis da UE e assegurar a plena proteção dos depósitos garantidos", disse à Lusa o porta-voz do executivo comunitário para a Concorrência, Ricardo Cardoso. 


O Ministério das Finanças disse ao início da madrugada que está a acompanhar a situação do Banif. 

A TVI avançou no domingo que está tudo preparado para uma intervenção no Banif caso não se encontre um novo acionista durante esta semana. Em reação, o banco argumenta que uma resolução ou imposição de medida administrativa não tem “sentido ou fundamento”.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos