A Alliance Healthcare e IBERFAR, empresas do mercado de distribuição farmacêutica, notificaram a Autoridade da Concorrência (AdC) da aliança entre os operadores logísticos do setor da saúde Alloga e Logifarma através da aquisição de controlo conjunto sobre a Logifarma.

A Logifarma - Logística Farmacêutica é uma empresa de prestação de serviços de logística de armazenamento e distribuição de produtos e equipamentos farmacêuticos, produtos sanitários e de higiene.

A operação de concentração concretiza-se pela transmissão da totalidade dos ativos da unidade de negócio da prestação de serviços de logística da Alloga Portugal, subsidiária da Alliance Healthcare, para a Logifarma, subsidiária da IBERFAR, adquirindo depois a Alliance Healthcare à IBERFAR uma participação de controlo na Logifarma, por meio de um acordo de 'joint venture'.

Após a operação, a Logifarma, que vai concentrar numa única empresa as suas atividades e as da Alloga, passa a ser detida em 51% pela Alliance Healthcare e Alloga e em 49% pela IBERFAR.

Mas nos termos do Acordo Parassocial celebrado, a Logifarma vai ser controlada conjuntamente pela Alliance Healthcare e pela IBERFAR.

A Alliance Healthcare dedica-se ao comércio, importação e exportação de produtos farmacêuticos, enquanto a IBERFARse dedica à produção de medicamentos.