Ministro alemão diz que Portugal estava no caminho certo até chegar o novo Governo - TVI

Ministro alemão diz que Portugal estava no caminho certo até chegar o novo Governo

Wolfgang Schäuble

Esta não é a primeira vez que o ministro das Finanças de Merkel, Wolfgang Schäuble, tece comentários polémicos sobre Portugal. Agora, diz Schäuble, por causa de não ter mantido a rota do anterior Executivo perdeu-se

O ministro das Finanças de Angel Merkel, Wolfgang Schäuble, voltou hoje a causar impacto com as declarações que fez sobre Portugal.

Durante um evento em Bucareste, capital da Roménia, em que participava, Schäuble afirmou que "Portugal estava a ter muito sucesso até entrar um novo Governo". Numa alusão clara ao fato de o atual Executivo não ter seguido as políticas do anterior.

"As coisas estão a acontecer da forma para a qual eu alertei o meu colega português [Mário Centeno]. Eu disse-lhe que se seguissem esse caminho [o de não respeitar aquilo a que o anterior Governo se comprometeu] iriam correr um grande risco e eu não o correria", acrescentou Schäuble em declarações citadas pela Bloomberg. 

Esta não é a primeira vez que o ministro de Merkel tece comentários polémicos sobre Portugal.

O mais recente foi em junho, quando afirmou que Portugal iria pedir um novo plano de ajuda e que iria tê-lo, mas desta vez com condições mais severas. Depois da indignação, Schäuble, explicou-se e disse que o resgate seria necessário se Portugal violar as regras europeias.

Continue a ler esta notícia