Portagens: plataforma ibérica de «entendimento» - TVI

Portagens: plataforma ibérica de «entendimento»

Scut

«Não vai haver protestos», mas sim uma plataforma de entendimento junto da Comissão Europeia para a supressão de portagens

Relacionados
A Associação Nacional de Transportadores Portugueses (ANTP) vai organizar «uma plataforma de entendimento», em conjunto com a Federação Nacional de Associações de Transporte de Espanha (Fenadismer), junto da Comissão Europeia.

«Nós, ANTP, temos vindo a negociar junto do Governo português e, em conjunto [com a espanhola Fenadismer], resolvemos arranjar uma plataforma de entendimento, uma plataforma política», disse o presidente da ANTP, Artur Mota, à agência Lusa, acrescentando que «não vai haver protestos, o que vai haver é uma plataforma de entendimento junto da Comissão Europeia» para a supressão de portagens.

«O objectivo é sensibilizar o Governo português para implementar os descontos que estão acordados desde 15 de Março, que ainda não implementaram, e depois vermos até que ponto esses descontos são correctos ou se são poucos».

O responsável disse que existem «problemas comuns dos dois lados da fronteira», decorrentes da introdução de portagens nas antigas estradas sem custos para o utilizador (SCUT).

Em comunicado noticiado pela Efe, a organização espanhola afirma que as portagens causaram prejuízos económicos em empresas de Portugal e Espanha e que são um retrocesso dos avanços conseguidos na integração e coesão territorial económica, social e cultural.

As auto-estradas em causa - antigas SCUT - são a A22, a A23, a A25, a A29 e a A24.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE