Grécia: UE e FMI disponibilizam 7,5 mil milhões do novo resgate - TVI

Grécia: UE e FMI disponibilizam 7,5 mil milhões do novo resgate

Grécia

Quantia vai garantir cobertura das obrigações contraídas pelo país

A Grécia recebeu esta terça-feira 7,5 mil milhões de euros, no âmbito do novo plano de resgate acordado com a «troika» internacional para evitar o incumprimento, referiu fonte do Ministério das Finanças.

A quantia, de 5,9 mil milhões disponibilizados pela zona euro e de 1,6 mil milhões do Fundo Monetário Internacional (FMI), «vai garantir a cobertura das obrigações» contraídas pelo país sobreendividado, acrescentou a mesma fonte à agência noticiosa francesa AFP.

A quantia foi desbloqueada após a aprovação pela zona euro e do FMI de um segundo plano de resgate do país, avaliado em 148 mil milhões de euros (130 da UE e 18 do FMI) até 2015, e com a contrapartida de um agravamento do programa de austeridade e desregulação iniciado em meados de 2010.

Os 5,9 mil milhões de euros provenientes da UE incluem-se numa primeira fatia de 39,4 mil milhões de euros que a zona euro desbloqueou na semana passada para atender às necessidades financeiras do país até finais de junho, e servir para a recapitalização dos bancos gregos.

O FMI analisou em meados de março a atribuição ao país de uma nova linha de crédito global de 18 mil milhões, sem precisar os prazos de concessão até 2015.

Estes empréstimos juntam-se ao primeiro plano de resgate de 110 mil milhões de euros, atribuído em 2010, e à eliminação de cerca de 107 mil milhões de euros em créditos públicos detidos pelos credores privados da Grécia, e através de uma troca de obrigações, uma operação concluída na sua quase totalidade em 12 de março.

A ausência destes fundos e da operação de troca da dívida podia implicar o fim do pagamento até ao final do dia de hoje, de obrigações avaliadas em 14,4 mil milhões de euros, e que o país não estaria em condições de reembolsar.
Continue a ler esta notícia