Casa de luxo estão menos caras em Lisboa - TVI

Casa de luxo estão menos caras em Lisboa

Casas de Luxo

Aumento dos preços subiu apenas 11% entre junho do ano passado e o mês de julho. Antes, nos dois anos entre 2013 e 2015, o valor das casas de luxo em Lisboa cresceu pela metade: mais 46%

O preço das casas de luxo em Lisboa aumentou 11% entre julho de 2015 e junho deste ano. Na avaliação da revista Confidencial Imobiliário verifica-se que a valorização dos imóveis está a abrandar.

Esta valorização é bastante menos acentuada do que a registada para o mesmo segmento no período acumulado entre 2013 e meados de 2015, quando os preços na gama alta valorizaram 46%”, revelou a Confidencial Imobiliário, através dos dados do seu Sistema de Informação Residencial (SIR) para o concelho de Lisboa.

No período em análise, entre o início do 3.º trimestre (julho) de 2015 e o final do 2.º trimestre (junho) de 2016, a diferença entre o mercado de luxo e o mercado de gama média em Lisboa inverteu-se. Porque o mercado de gama média acelerou o ritmo de recuperação, apresentando “uma subida acumulada de preços de 23%”. Quando entre 2013 e meados de 2015, a valorização neste segmento fora de apenas 10%.

Maioria das vendas no Parque das Nações e Baixa

Segundo os dados disponibilizados, entre julho de 2015 e junho deste ano, a maioria das vendas de imóveis de luxo em Lisboa ocorreu nas freguesias do Parque das Nações, Santo António, Misericórdia e Santa Maria Maior.

Em conjunto, agregaram uma quota de 51% do total reportado pelas empresas que integram o SIR” e são também as freguesias que apresentam os valores mais elevados na gama alta, refere a comunicação.

Na freguesia de Santo António, o preço de venda das casas de luxo superou os 7.000 euros por metro quadrado. Já no Parque das Nações, em Santa Maria Maior e na Misericórdia, o preço de venda situou-se entre os 5.200 e os 6.600 euros por metro quadrado, apurou a Confidencial Imobiliário,

Em termos de valores das casas de luxo em Lisboa, destacam-se ainda as freguesias da Estrela, Avenidas Novas e São Vicente, com preços de venda acima dos 6.000 euros por metro quadrado.

A Confidencial Imobiliário produz estatísticas sobre o mercado residencial, sendo a responsável pelo SIR – Sistema de Informação Residencial, que regista dados de oferta e vendas, com detalhe à freguesia, através de um levantamento de informações junto de promotores, mediadores e avaliadores imobiliários, além da banca.

O sistema SIR faz análises com preços reais de mercado das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e região do Algarve.

Continue a ler esta notícia