França: 80% diz que país está em crise - TVI

França: 80% diz que país está em crise

Países com paraísos fiscais serão «banidos» - EPA/VINCENT DAMOURETTE

População muito preocupada com capacidade do país para enfrentar crise económica

Relacionados
A população francesa está muito preocupada com a capacidade do país para enfrentar a crise económica com 79 por cento dos cidadãos a acreditarem que a França «está em crise», revela uma sondagem.

O número de inquiridos a salientarem que acreditam que a França está em crise é muito superior às percentagens apuradas noutros países como os Estados Unidos, onde 52 por cento da população tem a mesma perceção, ou contra 38 por cento dos alemães e de russos ou 35 por cento dos chineses.

À pergunta sobre a perceção dos efeitos da crise na população, junto de amigos ou familiares, 44 por cento dos franceses disse sentir «bastante» os problemas e 40 por cento respondeu sentir-se «muito» afetado. No outro extremo da tabela, 34 por cento dos alemães consideram-se «bastante afetados» e 12 por cento «muito» afetados.

Entre os cinco países alvos da pesquisa, os franceses são aqueles que menos acreditam na competitividade económica do seu país com 29 por cento a entender que a França está «razoavelmente bem» colocada neste capítulo a nível global e três por cento a considerar que está «muito bem» preparada.

A pesquisa foi efetuada por via da Internet, entre 25 de janeiro e 6 de fevereiro, pelo Instituto Ifop para o jornal «La Croix», através de um método de quotas, tendo sido alvo do inquérito 1.021 pessoas em França, 1.065 na Alemanha, 1.003 nos Estados Unidos, 1.000 na China e 1.020 na Rússia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados