Suíços aprovam limite de salários para os patrões - TVI

Suíços aprovam limite de salários para os patrões

Referendo foi um sucesso, mas Parlamento ainda tem de dizer sim

Na Suíça a democracia direta funciona e este domingo o país deu mais uma demonstração de diferença. Em referendo, a maioria dos suíços votou a favor da limitação dos salários dos «patrões» das grandes empresas. As últimas projecções dão cerca de 68% ao «sim».

A ideia partiu do empresário Thomas Minder em 2008, mas só agora foi possível levar a votos. A «Iniciativa Minder» prevê que os accionistas possam impedir o pagamento de salários e prémios muito elevados, para além de prever a proibição de pagamento de indemnizações «milionárias» ou prémios por aquisição de empresas.

As novas regras ainda têm que ser aprovadas pela maioria no parlamento federal suíço, mas se entrarem em vigor passam a ser aplicadas às empresas cotadas em bolsa. Quem violar as normas incorre em pena de prisão de, pelo menos, três anos e a uma pena pecuniária que pode chegar a seis remunerações anuais.

«O povo suíço decidiu enviar um forte sinal aos conselhos de administração, ao Conselho federal e ao parlamento», comemorou Thomas Minder em entrevista à televisão estatal logo após o anúncio das primeiras projeções.
Continue a ler esta notícia