China: acordo sobre banca na UE vai acalmar mercados - TVI

China: acordo sobre banca na UE vai acalmar mercados

União Europeia

Só alcançar novos consensos no seio da Europa permitirá ultrapassar a crise

A China considera que o acordo dos ministros da Economia e Finanças da União Europeia (UE) para criar um supervisor bancário único «será positivo para estabilizar os mercados financeiros e aumentar a confiança».

De acordo com o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hong Lei, a União Europeia «continuará a alcançar consensos para ultrapassar a crise da dívida», cita a Lusa.

«A União Europeia é a maior economia mundial e o seu crescimento é de uma grande importância para a recuperação global», destacou.

O porta-voz reiterou que a China aprova a adoção de medidas eficazes para enfrentar a atual crise e mostrou a sua vontade de cooperar com a comunidade internacional para estabilizar os mercados financeiros.

Os ministros da Economia e das Finanças da UE alcançaram na quinta-feira um acordo sobre a legislação que permitirá à Europa criar um supervisor bancário único, que poderá estar operacional em março de 2014.

Segundo o acordo, o Banco Central Europeu (BCE) supervisionará diretamente os bancos cujos ativos superem os 30.000 milhões de euros ou 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado-membro, o que poderá abranger cerca de 200 entidades bancárias, segundo fontes comunitárias.
Continue a ler esta notícia