Swap: Refer ganhou 31 milhões com contratos - TVI

Swap: Refer ganhou 31 milhões com contratos

Maria Luís Albuquerque (LUSA)

Maria Luís Albuquerque diz que «existe apenas um contrato vivo», que tem atualmente perdas associadas de 2,7 milhões

A secretária de Estado do Tesouro garantiu esta terça-feira que o conjunto dos contratos 'swap' realizados pela Refer tem um valor acumulado líquido positivo de 31,1 milhões de euros, existindo apenas um «vivo» com perdas potenciais de 2,7 milhões de euros.

«Desde o início em 2003, portanto nos últimos dez anos, o resultado líquido da atividade de 'swap' acumulados é uma posição positiva de 31,1 milhões de euros de ganhos para a empresa», sublinhou Maria Luís Albuquerque, no Parlamento.

A governante respondia a questões de um deputado social-democrata na comissão parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro ('swap') por Empresas do Setor Público, onde está a ser ouvida.

Maria Luís Albuquerque, que exerceu funções como diretora do departamento de gestão financeira da Refer entre 2001 e 2007, explicou ainda que «neste momento existe apenas um contrato vivo», que tem atualmente perdas potenciais associadas de 2,7 milhões.

Este contrato, acrescentou, «é a única posição existente» e não foi ainda resolvido por não conter «uma cláusula de vencimento antecipado».

A secretária de Estado adiantou ainda que a REFER possuía «uma carteira com 33 contratos», realizados entre 2003 e 2007, sendo que «alguns foram maturando ao longo do tempo».

Quanto aos critérios que estabelecem a «toxicidade» ou que os contratos são problemáticos, salientou que «foram definidos do ponto de vista técnico» pelo IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.

«Não houve qualquer intervenção minha ou discussão sequer relativamente aos critérios», frisou.

Esta é a primeira audição na comissão parlamentar de inquérito aos 'swap'.
Continue a ler esta notícia