Energia: novo operador de mudança de comercializador permite poupança de 2,3 milhões - TVI

Energia: novo operador de mudança de comercializador permite poupança de 2,3 milhões

  • ALM com Lusa
  • 25 nov 2016, 15:59
Eletricidade (lusa/EPA)

Existência, pela primeira vez, do operador de mudança, independente, fará com que os comercializadores saibam qual o melhor fornecedor e façam a mudança de imediato, acredita o Governo

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, afirmou hoje que o novo Operador Logístico de Mudança de Comercializador (OLMC) de eletricidade e gás natural permitirá uma poupança de 2,3 milhões de euros por ano nas tarifas.

Na intervenção na discussão das propostas para o Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), o governante explicou que "a existência, pela primeira vez, do operador de mudança independente fará com que os comercializadores saibam qual o melhor fornecedor e façam a mudança de imediato".

Atualmente, as funções de mudança de comercialização são desempenhadas, no caso da eletricidade, pela EDP Distribuição, e no gás natural, pela REN Gasodutos, e custam 2,3 milhões de euros por ano, estando incluídas nas tarifas pagas pelos consumidores.

A criação de um OLMC, independente, para facilitar o processo de mudança de fornecedor de eletricidade e de gás natural estava prevista nas Grandes Opções do Plano (GOP) e na proposta de OE2017.

O objetivo é que esta plataforma preste serviços alargados de apoio aos consumidores, aumentando a percetibilidade e comparabilidade das tarifas, consumos e faturações de energia. Além de fornecer informação sobre as propostas comerciais existentes no mercado, esta entidade permitirá ainda aos consumidores fazerem a mudança de comercializador, o processo designado switching - troca.

 

Continue a ler esta notícia