Ministro quer evitar que «salários evoluam mais rápido do que produtividade» - TVI

Ministro quer evitar que «salários evoluam mais rápido do que produtividade»

Teixeira dos Santos no debate do OE2011 na especialidade

Teixeira dos Santos defende «política de contenção e disciplina salarial»

Relacionados
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou esta sexta-feira que toda a actividade económica portuguesa deve seguir uma política de «contenção e disciplina» salarial para que a competitividade do país não seja prejudicada.

«Devemos seguir uma política de contenção e disciplina salarial, de forma a não prejudicar a competitividade do país», afirmou Teixeira dos Santos, durante a cerimónia de assinatura de dois contratos de financiamento com o Banco Europeu de Investimento (BEI).

O ministro defendeu que a evolução salarial deve acompanhar a evolução da produtividade, «garantindo assim que os custos salariais não prejudicam a competitividade» dos sectores de actividade.

«Temos que evitar que os salários evoluam de forma mais rápida que a produtividade», afirmou, sublinhando a importância de «tirar pleno partido dos dispositivos legais que permitem maior flexibilidade no mercado de trabalho».

Teixeira dos Santos disse que esta indicação é válida para «a economia no seu conjunto» e destacando que o «sector público já deu o exemplo de grande rigor salarial ao reduzir os salários, em média, cinco por cento».


http://www.agenciafinanceira.iol.pt/geral/espanha-governo-salarios-funcionarios-publicos-funcao-publica-agencia-financeira/1209395-5238.html target_=blank>Espanha está já a ponderar indexar os salários dos funcionários públicos em função da produtividade
.
Continue a ler esta notícia

Relacionados