Espanha: mais um recorde no desemprego em março - TVI

Espanha: mais um recorde no desemprego em março

Maior número de pessoas sem trabalho desde o início da crise em 2008

Um dia depois de o Eurostat ter revelado que a taxa de desemprego em Espanha alcançou 23,6% em fevereiro, o Governo do país vizinho vem admitir um novo recorde em março.

O país tem 4,75 milhões de pessoas sem trabalho e tem alcançado aumentos sucessivos pelo oitavo mês consecutivo, indicou esta terça-feira o Ministério do Trabalho espanhol, citado pela Lusa.

O organismo explicou também que este valor foi atingido dois meses depois da introdução da reforma laboral no país vizinho, avançando ainda que em março o desemprego subiu em mais de 38.769 pessoas, comparativamente ao mês anterior.

Este aumento representa um acréscimo de 0,8% face a fevereiro e o nível dos 4,75 milhões de desempregados corresponde ao nível recorde do início da crise de 2008.

Em Espanha, no mês de março, as pessoas à procura de emprego ascendiam a 417.198, o que representou um acréscimo de 9,63%.

O país de nuestros hermanos, privado do seu motor económico - a construção - apresenta a taxa de desemprego mais elevada de entre os países da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

Os sindicatos afirmam que a reforma laboral vai ter um efeito de agravamento do nível do desemprego em Espanha, enquanto que o governo prevê a destruição de 630.000 empregos em 2012, esperando que o desemprego se situe em 24,3% no final do ano.
Continue a ler esta notícia