Transportes públicos vão ficar mais caros - TVI

Transportes públicos vão ficar mais caros

Metro de Lisboa

Secretário de Estado Adjunto do Ambiente, José Mendes, esclarece que há uma série de medidas que vão ser postas em prática no próximo ano e que vão aliviar a fatura dos transportes na carteira dos portugueses

Os transportes públicos vão subir 1,5 % em 2017. É um aumento em linha com a inflação, mas o Governo garante que as famílias vão pagar menos.

O secretário de Estado Adjunto do Ambiente, José Mendes, explicou ao Negócios que há uma série de medidas que vão ser postas em prática no próximo ano e que vão aliviar a fatura dos transportes na carteira dos portugueses.

É que as famílias vão poder deduzir à coleta do IRS um montante equivalente a 100% do IVA suportado na aquisição de passes mensais, que é de 6%. Com esta possibilidade, exemplificou José Mendes, uma família de três elementos que tenham o passe Navegante, que custa 35 euros por mês, pode ter uma dedução à coleta anual de 75 euros.  

Por outro lado, a partir do  ano letivo 2017/2018, os estudantes universitários até aos 23 anos vão poder aceder a um desconto sobre o valor do passe mensal de 25% sem condição de recurso. Num ano, deu ainda como exemplo, esse estudante  universitário com um passe mensal de 35 euros vai ter um desconto de 105 euros.  O facto de o desconto ser aplicado a todos os estudantes universitários  justifica-se, diz o governante, por se tratar de uma medida que visa "trazê-los para o sistema de transporte público". 

Depois de em 2015 e 2016 não ter havido aumentos das tarifas, José Mendes salienta que a atualização de 1,5% no próximo ano – o valor da taxa de inflação esperada –"corresponde a um acompanhar do aumento dos custos de produção".  

Continue a ler esta notícia