Interessados no Metro de Lisboa e da Carris conhecidos hoje - TVI

Interessados no Metro de Lisboa e da Carris conhecidos hoje

Estação de metro das Olaias, em Lisboa

Sessão de abertura de propostas será fechada ao público e à comunicação social

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 As propostas dos candidatos às subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da rodoviária Carris vão ser abertas hoje ao final da manhã, disse à Lusa fonte da empresa.

A sessão de abertura de propostas será fechada ao público e à comunicação social, devendo ser conhecidas ao início quais as que foram apresentadas.

Em maio, fonte da Transportes de Lisboa afirmou, numa resposta enviada à Lusa, que a empresa espera receber “propostas de cerca de seis interessados, com propostas para a Carris, propostas para o Metro e propostas contemplando ambas as empresas”.

A Transportes de Lisboa, holding que administra o Metropolitano de Lisboa e a Carris, além da Transtejo/Softlusa, revelou ainda que “foram 15 as entidades que levantaram o caderno de encargos”, sem adiantar quais, “dado o processo não estar fechado”.

Em declarações à Lusa, no início de junho, o presidente da Transportes de Lisboa, Rui Loureiro, revelou que os contratos das subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da Carris devem estar assinados a partir de 15 de julho.

De fora desta subconcessão fica a Carristur, empresa dedicada ao turismo detida pela Carris.

O Governo aprovou a 26 de fevereiro a subconcessão Metro e da Carris e, em março, foi publicado em Diário da República o anúncio do concurso público internacional.

Entretanto, a 05 de maio, a Câmara Municipal de Lisboa informou que o Tribunal Administrativo de Lisboa aceitou as providências cautelares interpostas pelo município contra a subconcessão das duas empresas públicas, suspendendo os concursos.

Num comunicado divulgado no mesmo dia, o gabinete do secretário de Estados das Infraestruturas, Transportes e Comunicações anunciou que a Carris e o Metropolitano entregaram no Tribunal Administrativo uma “resolução fundamentada” no interesse público que travou a suspensão dos concursos.

O concurso público para a subconcessão da STCP, transportes públicos do Porto, foi lançado em agosto de 2014, tendo sido ganho pelo consórcio espanhol TMB - Transports Metropolitans de Barcelona/Moventis, o único que se apresentou a concurso, sendo que deverá começar a operar a partir do final de junho o Metro do Porto.
 
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