Trabalhadores dos TST avançam com greve de 24 horas dia 2 de abril - TVI

Trabalhadores dos TST avançam com greve de 24 horas dia 2 de abril

Greve foi marcada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas

Os trabalhadores dos Transportes Sul do Tejo (TST) vão realizar uma greve de 24 horas no dia 02 de abril, estando agendado um plenário junto à Autoridade para as Condições de Trabalho de Almada, onde devem ser decididas novas formas de luta.

A greve foi marcada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas, tendo depois existido acordo entre os vários sindicatos para avançar com a paralisação, durante a última greve de 24 horas e plenário, que decorreram no dia 28 de março.

Os trabalhadores defendem aumentos salariais e querem discutir a caducidade do acordo de empresa (AE), criticando a aplicação tempos de disponibilidade, períodos de tempo em que o trabalhador, embora não esteja obrigado a permanecer no local de trabalho, pode ser chamado em caso de necessidade

A administração dos TST garante que vai tentar minimizar os impactos da greve e esclarece que está a agir de acordo com a lei.

«A TST vai adotar as medidas possíveis e necessárias para minorar o impacto da greve junto das populações», referiu a empresa.

Os trabalhadores) estão também a realizar, desde o dia 29 de março e até ao dia 04 de abril uma greve ao trabalho extraordinário, recusando-se a efetuar mais que oito horas de trabalho.

«É de esperar que esta greve tenha alguns impactos e leve mesmo à supressão de carreiras. Pode sentir-se mais numas carreiras que noutras, mas isso depende da organização da empresa», disse à Lusa José Manuel Oliveira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE