Bancos em Chipre ficam fechados até à próxima terça-feira - TVI

Bancos em Chipre ficam fechados até à próxima terça-feira

Vão permanecer encerrados esta quinta e sexta-feira. Como é feriado na próxima segunda, só voltam a abrir portas dia 26. Ideia é evitar levantamentos em massa

Relacionados
Os bancos cipriotas - que estão encerrados desde sábado - só voltam a reabrir na próxima terça-feira (dia 26 de março).

Fonte governamental anunciou à Reuters que o setor bancário permanecerá encerrado o resto da semana, ou seja, quinta e sexta-feira. Mas a TVI24 sabe que na próxima segunda-feira (25) é feriado em Chipre, pelo que a reabertura dos bancos só será feita no dia a seguir (terça-feira, 26).

Rússia diz que alguém quer destruir sistema bancário cipriota

A expetativa inicial era que os bancos cipriotas pudessem abrir já amanhã (quinta-feira) mas tal não vai acontecer, para evitar levantamentos em massa.

A garantia surge no dia em que Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirmou ser necessário encontrar uma solução para a ilha «o mais depressa possível».

«Estamos todos muito preocupados e estamos a seguir a situação [em Chipre] muito de perto», disse, antes de reforçar que é «necessário» encontrar uma solução em breve.

O presidente do Conselho reforçou ainda que a União Europeia «continua aberta a outras soluções».

Por esta altura, o ministro cipriota das Finanças, Mikhalis Sarris, está em Moscovo para pedir a prorrogação por cinco anos e a redução dos juros sobre um crédito de 2,5 mil milhões de euros que foi concedido pela Rússia em 2011.

Ainda assim, as duas primeiras reuniões realizadas hoje entre os ministros das Finanças russo, Anton Siluanov, e o cipriota terminaram sem acordo.

Entretanto, o Presidente de Chipre, Nikos Anastasiadis, e os líderes dos partidos decidiram formar uma comissão técnica para elaborar um plano B, ou seja, encontrar alternativas ao imposto sobre depósitos, que permitam obter os 5.800 milhões de euros exigidos pelo Eurogrupo em troca do resgate ao país.

Ontem, foi a vez de o parlamento Cipriota ter rejeitado a polémica taxa sobre os depósitos privados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados