Emissão: procura por dívida a 10 anos triplica oferta - TVI

Emissão: procura por dívida a 10 anos triplica oferta

Ordens de compra superaram os nove mil milhões de euros

A emissão de dívida a 10 anos que Portugal está a realizar já obteve ordens de compra que superaram os nove mil milhões de euros. O valor foi avançado pelo próprio Vítor Gaspar, em Bruxelas, sendo que esse valor mais do que triplica a meta do Tesouro, de três mil milhões de euros.

Estes são os valores referentes aos livros abertos para o mercado europeu, sendo que a procura poderá ser ainda maior, já que falta contabilizar as ordens do mercado norte-americano.

A emissão a 10 anos é a primeira desde o pedido de resgate (ou seja, em mais de dois anos) e marca o regresso de Portugal aos mercados de longo prazo.

De acordo com a Reuters, o preço da operação rondará os 400 pontos base acima da taxa de referência de mercado neste prazo. Ora, a cotações atuais tal significa uma taxa de juro implícita de 5,57%.

A oferta inicial cifrava-se em três mil milhões de euros. A emissão está a ser dirigida pelo Caixa BI, Citigroup, Crédit Agricole, Goldman Sachs, HSBC e Société Générale.

A última colocação no mercado primário a 10 anos aconteceu em Janeiro de 2011, nessa altura a taxa implícita foi de 6,716%.
Continue a ler esta notícia