Paul Krugman aconselha portugueses a dizerem «Não» - TVI

Paul Krugman aconselha portugueses a dizerem «Não»

Nobel da Economia considera que próxima etapa da crise europeia vai passar por Portugal, já que Governo «propôs uma cura com mais austeridade»

Relacionados
«Just say Não»: é este o conselho que o prémio Nobel da Economia dá aos portugueses. Paul Krugman considera que o povo deve dizer «Não» [sim, disse-o em português] à política de austeridade de Passos Coelho.

Aliás, para Krugman, a próxima etapa da crise europeia vai passar, inevitavelmente, por Portugal, já que o Governo nacional «propôs uma cura com mais austeridade».

«O dedo da instabilidade chegou agora a Portugal, com o Governo, claro está, a propor a cura com Mais Austeridade», escreveu Krugman num post do seu blogue no «The New York Times», perante toda a incerteza e instabilidade que se criou em Portugal, depois de o Tribunal Constitucional ter chumbado quatro normas do Orçamento do Estado para 2013.

«Just say Não», é o título que escolhe para o seu breve comentário, onde mostra - uma vez mais - que não concorda com as políticas de austeridade que estão a ser seguidas na Europa.

O Nobel prometeu voltar ao assunto ainda hoje.«Se tivesse mais energia, iria mergulhar na próxima fase da crise europeia (...) mas vamos ter de esperar até amanhã», ou seja, hoje.

O Tribunal Constitucional português considerou na sexta-feira inconstitucionais quatro normas do Orçamento do Estado para 2013, referentes à suspensão do pagamento do subsídio de férias a funcionários públicos, aos contratos de docência de investigação e aos pensionistas e a criação de uma taxa sobre as prestações por doença e por desemprego.

Na sequência dessa decisão, o primeiro-ministro português, Passos Coelho, garantiu no domingo que o Governo não irá aumentar mais os impostos como forma de compensar as normas orçamentais chumbadas pelo Tribunal Constitucional, optando por reduzir a despesa pública com segurança social, saúde, educação e empresas públicas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados