Recessão agrava-se para 3,9% no 1º trimestre - TVI

Recessão agrava-se para 3,9% no 1º trimestre

Vítor Gaspar (LUSA)

Portugal regista nono trimestre consecutivo de queda homóloga. Esta é a mais forte desde 2011

Relacionados
A recessão agravou-se no primeiro trimestre deste ano. A economia portuguesa registou uma contração de 3,9%, entre janeiro e março, face ao mesmo período do ano passado, avança esta quarta-feira o INE.

Portugal regista, assim, o nono trimestre consecutivo de queda homóloga, sendo que esta é a mais forte desde que o país está em recessão, ou seja, desde 2011. Nestes últimos 30 meses, a economia nacional http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/pib-economia-catolica-universidade/1450077-6377.html já uma queda de 7,3%.

Mas Portugal não é caso único: o Eurostat confirmou também a mais longa recessão de sempre no euro .

«A procura interna apresentou um contributo mais negativo para a variação homóloga do PIB, em resultado da diminuição mais acentuada do investimento, com destaque para o comportamento da formação bruta do capital fixo em construção. Em sentido oposto, o contributo positivo da procura externa aumentou, refletindo principalmente a redução mais intensa das importações de bens e serviços», destaca a mesma fonte, que revela a primeira estimativa das contas nacionais trimestrais.

Já se compararmos o resultado do primeiro trimestre com os três meses anteriores (último trimestre de 2012), então o PIB recuou 0,3%. Em ambos os casos, os números são piores do que o previsto pelos economistas da Católica, que esperavam uma quebra homóloga de 3,7% e de 0,1% em cadeia. Ainda assim, alguns economistas sondados pela Reuters, garantem que o desempenho não é tão negativo: aguardavam por uma quebra do PIB (em cadeia) de 0,6%.

No último trimestre do ano passado, a quebra do Produto foi de 3,8%, sendo que nos dois trimestres anteriores a contração também foi superior a 3%.

Esta é apenas a primeira estimativa avançada pelo INE. Os resultados correntes das contas nacionais trimestrais (do primeiro trimestre deste ano) serão divulgados, mais ao pormenor, no próximo dia 5 de junho.

A última previsão do Governo aponta para uma queda do PIB de 2,3% este ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE