Hotelaria teve o melhor ano dos últimos nove - TVI

Hotelaria teve o melhor ano dos últimos nove

  • VC
  • 16 mar 2017, 13:06
Loulé festeja o Carnaval

Taxa de ocupação por quarto atingiu os 68% a nível nacional, em 2016, em todas as categorias. Já este ano, o Carnaval também foi bom

Os hotéis nacionais tiveram um desempenho histórico em 2016: ultrapassaram os dados já históricos de 2007 em todos os indicadores.

Numa apresentação na Bolsa de Turismo de Lisboa, a Associação da Hotelaria de Portugal indicou que a taxa de ocupação por quarto atingiu os 68% a nível nacional em todas as categorias. Foi uma subida de 3,0 pontos percentuais face a 2015.

 “Ultrapassando pela primeira vez o valor registado em 2007”, congratulou-se a presidente executiva, Cristina Siza Vieira.

E isso aconteceu apesar do aumento da oferta hoteleira e da multiplicação de formas de alojamento.

A oferta no ano passado contabilizou mais 75 estabelecimentos hoteleiros e 6.620 quartos.

Carnaval de 2017 foi bom

A maioria dos hotéis nacionais teve um Carnaval melhor este ano do que no ano passado, segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), apresentado hoje na Bolsa de Turismo de Lisboa.

No final de fevereiro, 66% das unidades hoteleiras inquiridas obtiveram uma melhor taxa de ocupação, enquanto 64% afirmaram ter conseguido um melhor preço médio.

O preço médio por quarto disponível também subiu para 65% dos inquiridos. Já a estada média foi idêntica para 57%.

A Bolsa de Turismo de Lisboa arrancou ontem, com a região da Madeira e a cidade de Viseu em destaque na edição 2017. Esta quinta-feira o dia ainda é só dedicado a profissionais mas depois, até domingo, está aberta ao público, na FIL, em Lisboa.

Sob grande foco, a nível turístico, e para os próximos dois meses, está Fátima. Os hotéis já estão esgotados para maio, quando o Papa vem a Portugal, mas o simbolismo da celebração do centenário já encheu também a maioria das unidades para 13 de agosto e 13 de outubro.

Veja também:

 

Continue a ler esta notícia