Número de dormidas no interior aumentou 1,4 milhões - TVI

Número de dormidas no interior aumentou 1,4 milhões

  • BM
  • 11 abr 2019, 14:29
Portugal (Reuters)

Secretária de Estado do Turismo afirmou que, entre 2016 e 2017, Portugal criou 514 novas ligações e rotas aéreas para novos mercados

O número de dormidas nos territórios do interior cresceu 1,4 milhões entre 2016 e 2017 e Portugal criou 514 novas ligações e rotas aéreas para novos mercados, afirmou esta quinta-feira a secretária de Estado do Turismo.

Em 2016 e 2017, o número de dormidas nos territórios do interior cresceu 1,4 milhões, o que é muito significativo. Claro que ainda há imenso para fazer. O que tem mudado o país é isto. São projetos concretos que estão a acontecer e que estão a abrir o mapa turístico de Portugal. Basta pensar nos mais de 400 projetos turísticos aprovados no âmbito do Valorizar", afirmou Ana Mendes Godinho.

A governante falava à margem da cerimónia de apresentação do novo roteiro turístico "Cultura Sobre Carris", uma parceria estabelecida entre a Câmara de Castelo Branco e a CP - Comboios de Portugal.

O programa "Valorizar" foi criado pelo Governo para acelerar e incentivar o desenvolvimento turístico no interior do país.

Não queremos um turismo de massas. O que queremos, cada vez mais, é um turismo que deixa valor no território, que acrescente valor. É também uma forma de dar visibilidade a estes territórios [interior] para investir, para viver, para trabalhar", frisou.

Ana Mendes Godinho divulgou ainda que o crescimento e a capacidade de afirmação de Portugal como destino turístico estão expressos nas 514 novas ligações e rotas aéreas para mercados como o asiático ou o americano.

São novos mercados, para todo o ano. Nos últimos três anos o crescimento das receitas turísticas foi de 45%. Somos o país europeu com o crescimento mais acentuado", sublinhou.

O turismo sustentável, ao longo de todo o ano, é o grande objetivo traçado pelo Governo, explicou a secretária de Estado do Turismo.

Nos últimos três anos, em todo o país, 100 mil novas pessoas passaram a trabalhar no turismo. Pela curva do emprego no turismo, percebemos que deixamos de ter oscilações no verão e no inverno", concluiu.

Continue a ler esta notícia