Receitas turísticas subiram este ano em mais mil milhões - TVI

Receitas turísticas subiram este ano em mais mil milhões

Turismo em Portugal (Lusa)

Receitas turísticas em Portugal cresceram 16,8%, atingindo os 1,3 mil milhões de euros em outubro, revelam dados do Banco de Portugal

Em dez meses, destaca em comunicado, as receitas turísticas já ultrapassaram em cerca de mil milhões de euros o resultado obtido no mesmo período de 2015.

Só em outubro, refere, as receitas turísticas em Portugal cresceram 16,8%, atingindo os 1,3 mil milhões de euros.

De acordo com a tutela, os dados divulgados esta quarta-feira confirmam ainda que os turistas estrangeiros estão a gastar cada vez mais em Portugal.

“Nos dez primeiros meses de 2016 os turistas deixaram diariamente em Portugal 36 milhões de euros, o que representa mais quatro milhões de euros dos gastos diários de igual período do ano passado”, refere.

Os dados divulgados pelo Banco de Portugal mostram ainda o alargamento da atividade turística ao longo de todo o ano, com outubro, tradicionalmente um mês de menor atividade, a ser o quarto melhor mês de 2016, acrescenta.

Até outubro, e agora de acordo com dados já divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as dormidas e proveitos turísticos superaram os resultados totais alcançados de 2015.

“Portugal já teve este ano mais quatro milhões de dormidas do que em 2015 e 50% deste crescimento verificou-se fora dos meses da época alta”, destaca o gabinete de Ana Mendes Godinho.

Os crescimentos da atividade turística sentem-se em todo o país, com destaque para os Açores (30%), Madeira (20%), Alentejo (17%), Norte e Centro (13%).

Números que para a Secretária de Estado do Turismo “resultam da forte aposta realizada na captação de novas rotas aéreas e operações turísticas ao longo do ano e no aumento atratividade do destino Portugal”.

“Só este ano, Portugal captou 64 novas operações aéreas, aumentando a oferta em 750 mil lugares, em particular fora da época alta. Ao mesmo tempo, apostámos em aumentar a atratividade do destino Portugal, diversificando produtos e dinamizando a oferta turística ao longo de todo o ano, nomeadamente através da captação de eventos”, refere a responsável citada na nota.

Para Ana Mendes Godinho, estas são apostas a manter em 2017, a par de um aumento da qualificação e valorização das pessoas que trabalham no turismo, da inovação e de uma promoção cada vez mais focada nos mercados internacionais.

“Garantir que comunicamos diretamente para cada um dos mercados está a permitir conquistar novos públicos, como são exemplo os EUA e a Polónia, onde crescemos 20% desde o início do ano, ou a Holanda, onde estamos a crescer perto de 13%. Estes números são o resultado do forte empenho e dedicação de todos os que trabalham no turismo”, destaca.

Além de estar a conquistar novos mercados, Portugal está ainda a conseguir registar crescimentos expressivos nos seus mercados tradicionais, como França (17,9%), Reino Unido (9,5%) e Espanha (9,2%), acrescenta.

 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos