A instabilidade no Médio Oriente e no Norte de África tem gerado ganhos para o turismo português, mas o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT) diz ser preciso segurar as vantagens criadas.
«Ninguém honestamente pode dizer que Portugal não está a beneficiar dos problemas de instabilidade social no Médio Oriente e Norte de África. É óbvio que está, mas quando os nossos mercados concorrentes resolverem os problemas vamos voltar à casa de partida ou vamos ter aprendido?», questionou o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.
A presidente da comissão executiva da Confederação do Turismo Português (CTP), Adília Lisboa, refere que o crescimento do mercado alemão em Portugal «tem tudo a ver com a Turquia», onde, nos últimos meses, os conflitos políticos e sociais se têm acentuado.
Entre janeiro e abril deste ano o número de turistas alemães em Portugal aumentou 11,8% face a igual período do ano anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Por outro lado, o caso do acréscimo de turistas franceses deve-se à chamada «Primavera Árabe» nos países do Magrebe, em particular na Tunísia, destino tradicional dos franceses, que aumentaram em 4,9% as entradas em Portugal nos primeiros quatro meses do ano.
«Um destino perde a credibilidade num dia, numa semana, em horas, mas reganhá-la é uma luta de uma década. Porque primeiro as questões têm de estar resolvidas e depois têm de ser percecionadas como resolvidas. Temos aqui algum lastro, algum campo de manobra em que vamos ser beneficiados», salientou Pedro Costa Ferreira.
Turismo: Portugal está a beneficiar da instabilidade na Turquia e Tunísia
- Redação
- CM
- 11 ago 2013, 10:44
Número de turistas alemães e franceses aumentaram, mas setor avisa que é preciso segurar as vantagens criadas
Continue a ler esta notícia