Banco de Portugal proíbe resgate de obrigações de clientes do BES - TVI

Banco de Portugal proíbe resgate de obrigações de clientes do BES

Artur Barreto viu dinheiro ser retirado da conta à ordem um dia depois do pedido de resgate antecipado

Relacionados
Os clientes que têm obrigações do BES estão impedidos de resgatar o dinheiro do banco. Para travar a sangria de fundos, o Banco de Portugal deu indicações específicas à nova administração. O BES confirma que estas orientações podem estar a provocar constrangimentos em alguns clientes.

Solução para o BES deverá ser conhecida no domingo

No dia 29 de julho, Artur Barreto pediu ao BES para resgatar de forma antecipada os 17 mil euros que tinha aplicados em obrigações do banco. Dois dias depois, o dinheiro foi-lhe colocado na conta à ordem mas no dia seguinte, 1 de agosto, já lá não estava.

A TVI sabe que nos últimos dias tem havido uma sangria de depósitos do BES para outros bancos. Para travar ainda mais a retirada de fundos, o Banco de Portugal proibiu a 31 de julho as operações de liquidação de obrigações emitidas pelo BES.

Artur Barreto decidiu aplicar este dinheiro no BES depois de o ter quase perdido no Banco Privado. Sim, ele também foi um dos clientes do retorno absoluto que em 2010 se viu impedido de resgatar o seu dinheiro devido à falência do BPP.

O BES confirma que recebeu um conjunto de orientações do Banco de Portugal que estão a ser estudadas pelas respetivas equipas e que por essa razão «alguns clientes poderão ter sentido constrangimentos. Todas as situações estão a ser resolvidas com a máxima rapidez para causarem o menor impacto aos clientes».

Notícia TVI: Estado vai entrar no capital do BES

Nas contas do primeiro semestre, o banco reconhece que estas obrigações foram comercializadas com expetativas de liquidez que não deverão ocorrer. Se assim for o banco terá mesmo que comprá-las com prejuízos que rondam os 500 milhões de euros.

O BES diz mesmo que vai rever o processo de comercialização de obrigações junto dos clientes do banco.
Continue a ler esta notícia

Relacionados