Bancos europeus devolvem dinheiro ao BCE - TVI

Bancos europeus devolvem dinheiro ao BCE

BCE

Grupos bancários vão devolver uma grande parte dos fundos que receberam nos recentes leilões de liquidez

Relacionados
Grupos financeiros como o italiano UniCredit o BNP Paribas, o Société Générale e o La Caixa estão a preparar a devolução de 80 e 100 mil milhões de euros que terão obtido recentemente e com taxas de juro de apenas um por cento, em leilões de liquidez a três anos promovidos pelo Banco Central Europeu (BCE).

Os empréstimos têm uma maturidade prevista entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, no entanto, os bancos poderão amortizar os empréstimos antecipadamente, a partir de dezembro deste ano, como adianta o «Financial Times».

Um banqueiro europeu citado pelo jornal britânico explica que «há duas razões para que se tente pagar antecipadamente. Primeiro, julgo que não seria sensato que todos tentássemos pagar tudo ao mesmo tempo, daqui a três anos. Além disso, também necessitamos de financiamento com prazos maiores que três anos e temos movido esforços nessa emissão de dívida no mercado e temos tido que pagar muito mais por esse financiamento».

Contudo, nem todos os bancos vão devolver os recursos antes do tempo previsto. O Deutsche Bank e o Lloyds já anunciaram que planeiam manter os empréstimos até ao fim do prazo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados