OE2020: défice terá atingido 5,8% do PIB no primeiro semestre - TVI

OE2020: défice terá atingido 5,8% do PIB no primeiro semestre

  • .
  • RL
  • 16 set 2020, 12:47
Dinheiro

Estimativa da Unidade Técnica de Apoio Orçamental compara valor com um défice de 6,3% previsto pelo Governo para o conjunto do ano

 O défice orçamental no primeiro semestre de 2020 atingiu 5,8% do PIB, segundo uma estimativa da Unidade Técnica de Apoio Orçamental, um valor que compara com um défice de 6,3% previsto pelo Governo para o conjunto do ano.

A UTAO [Unidade Técnica de Apoio Orçamental] estima que o saldo orçamental das Administrações Públicas no 1.º semestre de 2020, na ótica de contas nacionais, tenha ascendido a –5,8% do PIB [Produto Interno Bruto]”, lê-se na estimativa hoje divulgada por este órgão de apoio técnico aos deputados.

O valor estimado pela UTAO corresponde ao ponto médio de um intervalo previsto para o défice orçamental que varia entre 6,3% do PIB e 5,3% do PIB.

A confirmar-se esta estimativa, o saldo orçamental terá evidenciado no 1.º semestre um agravamento de 4,8 pontos percentuais do PIB face a idêntico período do ano anterior, evolução que reflete a deterioração do saldo ajustado de medidas temporárias ou não-recorrentes”, explica a UTAO no mesmo documento.

A confirmar-se esta estimativa da UTAO, o valor do primeiro semestre compara, assim, com um défice de 6,3% do PIB previsto pelo Governo para o conjunto do ano quando apresentou o orçamento retificativo para 2020 na sequência da pandemia da covid-19.

 

PAN reúne-se com ministros das Finanças e do Ambiente

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai iniciar as reuniões setoriais no âmbito do Orçamento do Estado para 2021, encontrando-se hoje com o ministro das Finanças, João Leão, e na quarta-feira com o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

Em comunicado, o PAN refere que vão arrancar as “reuniões setoriais com o Governo no âmbito do Orçamento do Estado para 2021”.

Esta quarta-feira, após a sessão plenária, o partido vai reunir-se com o ministro das Finanças e na quinta-feira, também ao final da tarde, será a vez do ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Fonte oficial do PAN disse à agência Lusa que nestas reuniões estarão presentes o porta-voz do partido, André Silva, a líder parlamentar, Inês Sousa Real, e a deputada Bebiana Cunha.

Continue a ler esta notícia