Desemprego: «Inversão da tendência de subida é boa notícia» - TVI

Desemprego: «Inversão da tendência de subida é boa notícia»

Gráfico

Secretário de Estado do Emprego reconhece que taxa de 10,8% ainda é elevada, mas recuo de 0,1% face a Maio «dá bons sinais» ao país

Relacionados
O desemprego ainda é um dos maiores problemas que faz tremer a economia portuguesa. O secretário de Estado do Emprego reconhece-o, mas congratula-se com a primeira descida em sete meses da taxa de desemprego, situada agora nos 10,8%, segundo a estimativa do Eurostat para Junho. «É uma boa notícia».

«Naturalmente que ainda continuamos com taxas de desemprego elevadas, mas neste caso o sentido da tendência é que importa referir», sublinhou à agência Lusa Valter Lemos.

O responsável considera que este recuo «dá bons sinais» ao país, porque Portugal «deixa assim de estar a subir para estar a descer».

Conselhos práticos para encontrar trabalho através da Internet

Valter Lemos destacou ainda o facto de esta previsão estar «alinhada» com os dados que têm sido divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional sobre o desemprego que tem também vindo a diminuir nos últimos meses.

«São sinais que nos indicam que o caminho que estamos a trilhar, de apoio ao crescimento económico e do apoio às empresas para contratação de jovens em primeiro emprego e desempregados, é um bom caminho e que aparentemente está a dar alguns frutos». O responsável está confiante: é «nossa expectativa que, no resto do ano, esta tendência se continue a manifestar».

Ainda assim, Valter Lemos prefere «aguardar sempre» pelos resultados finais do INE relativos ao segundo trimestre que «serão importantes para saber se esta previsão de descida se verifica em termos reais». Estas informações serão conhecidas em Agosto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados