Algarve em protesto contra portagens - TVI

Algarve em protesto contra portagens

Scut

ANA Aeroportos pede aos passageiros para anteciparem chegada ao Aeroporto de Faro devido ao protesto

Relacionados
«Marcha do Aeroporto» é mais uma iniciativa dos algarvios contra as portagens na Via Infante (A22) e está marcada para este sábado, com partida às 16:00 do Parque das Cidades, contando com espanhóis da Andaluzia.

«Confirmada presença de espanhóis da Andaluzia na Marcha do Aeroporto», onde «se destaca a presença de uma delegação da Esquerda Unida de Ayamonte», lê-se na nota de imprensa enviada à comunicação social pela Comissão de Utentes da Via do Infante e pelo Movimento «Algarve ¿ Portagens na A22 Não», o protesto é para avançar.

Aviso para quem tem voo marcado

Entretanto, a ANA Aeroportos pede aos passageiros com voo agendado para hoje que antecipem a chegada ao Aeroporto de Faro, por causa do protesto.

Os automobilistas participantes vão concentrar-se no Parque das Cidades (junto ao Estádio Algarve) e o percurso prossegue em marcha lenta para a rotunda do aeroporto, encaminhando-se depois pela Estrada Nacional 125 (EN 125) para a rotunda do Fórum Algarve, à entrada de Faro.

O novo protesto segue pela EN 125 em direcção à rotunda do Teatro Municipal, rotunda do Hospital de Faro, rotunda dos Salgados, rua do Moinho da Palmeira, estrada do Bom João e Rua Eng. Joaquim Lopes Belchior. O percurso termina no Largo de S. Francisco, em Faro.

Segundo a organização, são também esperados ¿alguns alcaides da província de Huelva para participar no protesto contra as portagens na A22.

«Trata-se de uma evidência bem real que as portagens na Via Infante vão penalizar e afectar gravemente as relações sociais e económicas, tanto na região do Algarve, como na Andaluzia», refere a organização do protesto, citada pela Lusa.

Protesto com eleições à porta

A comissão de utentes desafia os candidatos às eleições Legislativas pelo Algarve a participarem na acção de hoje e a se comprometerem a lutar «dentro e fora do Parlamento» contra a introdução de portagens na A22, caso sejam eleitos.

A marcha lenta de hoje será a quinta acção de protesto levada a cabo na região deste Outubro de 2010. Os algarvios já protestaram anteriormente em quatro marchas, a 8 de Outubro, 26 de Novembro, 19 de Março e 9 de Abril.

O início da introdução de portagens na Via Infante de Sagres e em mais três SCUT (vias sem custos para o utilizador) do país estava agendado para o dia 15 de Abril, mas o Ministério das Obras Públicas decidiu suspender o pagamento até às eleições de 5 de Junho, alegando que a medida seria «inconstitucional» dado o Governo actual estar em gestão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados