«A troika sabe o mesmo que o Parlamento» - TVI

«A troika sabe o mesmo que o Parlamento»

Vítor Gaspar (Lusa/Mário Cruz)

Garantia foi deixada pelo ministro das Finanças na Assembleia da República

Relacionados
O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou, esta quarta-feira, que a «troika sabe o mesmo que o Parlamento» português e que «não discutiu qualquer medida setorial» com os credores.

Vítor Gaspar respondia, desta forma, a questões colocadas pelo deputado socialista, Fernando Medina, na Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal, onde está a explicar aos deputados o encerramento da sétima avaliação da troika.

Fernando Medina (PS) abriu a ronda de perguntas ao ministro e recordou uma carta enviada pelo primeiro-ministro à «troika» que referia várias medidas. O deputado queria conhecer os cortes em vários ministérios como, por exemplo, na saúde, educação ou segurança social.

«Relativamente à carta do senhor primeiro-ministro, conheço bem essa carta e não tenho nada a acrescentar. Relativamente a matérias setoriais, não farei nenhum comentário adicional. Essas medidas serão apresentadas no tempo decidido pelo Governo e apresentadas pelos responsáveis setoriais», disse o ministro.

No final da resposta, o deputado socialista afirmou, de forma irónica, que «a troika sabe mais que o Parlamento». Mas Vítor Gaspar respondeu prontamente: «A troika sabe exatamente o mesmo que o Parlamento. Eu não discuti qualquer medida setorial com a troika».

Aprovação formal em Junho

O ministro anunciou no sua intervenção inicial, perante os deputados, que a aprovação oficial da sétima revisão do programa de ajuda externa decidir-se-á na reunião do Eurogrupo e do Ecofin que vai decorrer a 20 e 21 de junho. Já o Fundo Monetário Internacional vai discutir a sétima avaliação a 12 de junho.
Continue a ler esta notícia

Relacionados