Ajuda: metas orçamentais são «prioridade», diz Gaspar - TVI

Ajuda: metas orçamentais são «prioridade», diz Gaspar

Vítor Gaspar [LUSA]

Ministro das Finanças admite que este objectivo é «mais importante do que todos os outros»

Relacionados
O ministro das Finanças, Vitor Gaspar, disse esta quarta-feira que o cumprimento das metas orçamentais é o objetivo mais importante do que todos os outros, e a maior prioridade do Governo.

«As metas orçamentais são exigentes, mas são uma prioridade do Governo. Este objectivo é mais importante do que todos os outros», afirmou o ministro, na cerimónia de tomada de posse da directora-geral do Orçamento, Maria Manuela dos Santos Proença, e do líder da Autoridade Tributária (AT), José António Azevedo Pereira, oriundo da ex-direcção-geral de Contribuições e Impostos (DGCI).

Processos de reorganização semelhantes ao da AT, entidade que resultou da fusão de três direções gerais, têm sido «morosos, caros e, durante os primeiros tempos, implicaram perdas de eficiência na administração fiscal», disse Azevedo Pereira, acrescentando que Portugal não pode neste momento suportar estas perdas e que «têm de se desenvolver soluções operacionais sem perdas de receitas e com racionalização de recursos».

O líder da AT defendeu ainda mudanças da «organização geográfica» da AT, tendo em vista o dimensionamento da organização para dar respostas «mais focadas e mais personalizadas».

Também a nova directora-geral do Orçamento, hoje empossada, falou em «reforço da capacitação técnica» da sua direcção-geral, considerando-a um requisito «muito importante».
Continue a ler esta notícia

Relacionados