Swaps: PS quer saber se Gaspar recebeu informação de Teixeira dos Santos - TVI

Swaps: PS quer saber se Gaspar recebeu informação de Teixeira dos Santos

João Galamba (LUSA)

Se Maria Luís Albuquerque não sabia desse «facto», «é um problema da relação entre ministro e secretária de Estado»

Relacionados
O grupo parlamentar do PS entregou no Parlamento um requerimento para saber se o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, recebeu ou não do seu antecessor informação sobre os swap, que garante ter sido prestada.

«O Partido Socialista sabe que esta informação foi prestada pelo menos ao ministro das Finanças, Vítor Gaspar, pelo ex-responsável pela mesma pasta, Teixeira dos Santos», disse o deputado do PS João Galamba, na comissão parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Setor Público.

O deputado socialista frisou que «isto é um facto» e que o requerimento visa «confrontar o [atual] ministro sobre se, aquando da transmissão de pastas entre Teixeira dos Santos e Vítor Gaspar, este assunto foi abordado, em que momento e de que modo».

Além disso, sublinhou João Galamba, a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, «faz parte da equipa ministerial», pelo que o PS «não acredita que o ministro Vítor Gaspar não o tenha transmitido».

«Mas se isso aconteceu, é um problema da relação entre ministro e secretária de Estado», declarou.

Na sua audição na terça-feira, na mesma comissão, a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, reiterou, tal como já tinha afirmado em abril, que o anterior executivo não mencionou o problema dos swap quando passou a pasta.

«Quando este Governo entrou em funções, o problema relativo aos swap contratados por empresas públicas já existia, tendo mesmo motivado a emissão de dois despachos do anterior secretário de Estado do Tesouro [Costa Pina], em 30 de janeiro de 2009 e 09 de junho de 2011. Apesar disso, na transição de pastas, nada foi referido a respeito desta matéria», disse Maria Luís Albuquerque na intervenção inicial na audição da comissão de inquérito.

Também em declarações anteriores à Lusa, o ex-secretário de Estado do Tesouro, Carlos Costa Pina, garantiu que o Governo anterior prestou «em tempo», ao atual Governo, toda a informação sobre os contratos swap e em condições para este poder tomar decisões.

«A informação estava escrita, a Direção-Geral do Tesouro e os serviços do Ministério das Finanças tinham a informação e o próprio Ministério das Finanças divulgou publicamente isso mesmo no boletim [do setor empresarial do Estado] do segundo trimestre de 2011» (Junho), assegurou em declarações à Lusa, Carlos Costa Pina.
Continue a ler esta notícia

Relacionados