BCE: reestruturar dívida não ajudará Grécia - TVI

BCE: reestruturar dívida não ajudará Grécia

Dinheiro

Jornal alemão dá como certo aval de Bruxelas, Alemanha e FMI para Grécia reestruturar dívida. Mas essa não é solução

Reestruturar a sua dívida não vai resolver o problema. A opinião é de Juergen Stark, membro sénior do executivo do Banco Central Europeu, para quem esta medida não vai resolver o problema orçamental da Grécia, ao mesmo tempo que poderá potencial riscos incalculáveis para toda a Zona Euro.

No dia em que o jornal alemão «Die Welt» escreve que Bruxelas, FMI e Alemanha mudaram de opinião e já aprovam uma reestruturação da dívida helénica, o administrador do BCE não partilha da mesma posição.

«Gostaria de alertar para o risco de subestimar os efeitos nocivos que um maciço programa de reestruturação da dívida poderiam causar no país em causa e na Zona Euro como um todo», disse Juergen Stark, citado pela Reuters.

O administrador do BCE acredita que, entre esses efeitos, estará uma quebra dos investimentos por parte das empresas, além do agravamento das dificuldades do sector financeiro que poderão mesmo conduzir à insolvência.

«Além disso, é bem possível que os riscos para a estabilidade do mercado financeiro se possam espalhar para outros países europeus», alerta Stark.

Já o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, alertou: Grécia não tem condições para voltar ao mercado em 2012.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE