Grécia sai do Euro? Bruxelas convoca reunião de emergência - TVI

Grécia sai do Euro? Bruxelas convoca reunião de emergência

Euro

Revista alemã noticiou que Grécia está a ponderar sair da Zona Euro. Alarmada com a situação, Bruxelas já terá convocado uma reunião de emergência

Relacionados
Os porta-vozes dos governos alemão e grego e o porta-voz do presidente do Eurogrupo desmentiram esta tarde que a Grécia esteja a ponderar sair da Zona Euro, conforme foi avançado esta sexta-feira pelo site do «Der Spiegel».

Alarmada com a situação, Bruxelas terá já convocado uma reunião de emergência ainda para esta noite, com a possível saída da Grécia e a reestruturação da dívida na agenda, disse fonte europeia à Reuters.

Face à delicadeza da situação, este encontro foi considerado altamente confidencial e contará apenas com as presenças dos ministros das finanças da zona euro e dos elementos mais experientes dos respectivos gabinetes.

Contactado, o Ministério das Finanças respondeu que Teixeira dos Santos irá permanecer em Portugal, não tendo explicado se o titular da pasta foi convocado para este encontro.

Notícia avançada por revista alemã

A Grécia admite retirar-se da Zona Euro, avançou

A edição electrónica do «Der Spiegel», que cita fontes do governo alemão, adiantou esta manhã que a Grécia admite retirar-se da Zona Euro.

O Der Spiegel sublinha que os protestos contra o governo grego devido aos problemas económicos são quase diários e que o primeiro-ministro George Papandreou, sente que não tem outra opção a não ser abandonar o euro e reintroduzir a moeda nacional.

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, e Jörg Asmussen, um influente secretário de Estado vão representar a Alemanha. Segundo as fontes do jornal alemão, Schäuble vai tentar evitar que a Grécia abandone o euro e leva um dossier preparado pelos seus assessores avisando para as terríveis consequências destas decisão, entre as quais uma desvalorização da moeda doméstica de até 50 por cento face ao euro que implicaria um drástico aumento da dívida grega.

Em reacção a estas notícias, a moeda única está a desvalorizar mais de 1%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados