NASA falha lançamento de satélite medidor de CO2 - TVI

NASA falha lançamento de satélite medidor de CO2

A Terra

Missão visava estabelecer um mapa da distribuição geográfica das fontes causadoras do efeito de estufa

Relacionados
Ainda não foi desta que a NASA conseguiu lançar o primeiro satélite no espaço para estudar a emissão de gases com efeitos de estufa. De acordo com Agência espacial norte-americana, a missão falhou depois de o módulo que transportava o satélite não ter conseguido separar-se do rocket.

Poucos minutos volvidos sobre o lançamento, na base aérea de Vandenberg, Califórnia, o Taurus XL, que transportava o satélite, sofreu uma falha que abortou por agora o projecto.

De acordo com o porta-voz da NASA, George Diller, a equipa está a investigar as causas desta falha. «Não tivemos um lançamento bem sucedido», admitiu o responsável.

Refira-se que a NASA agendara para esta terça-feira o seu primeiro satélite encarregado de observar as emissões de dióxido de carbono (CO2), o principal gás com efeito de estufa ligado ao aquecimento climático, refere a Lusa.

O satélite foi lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, a bordo de um foguete Taurus XL, imagens que foram transmitidas em directo pela televisão da NASA.

A missão deste satélite, designado Orbiting Carbon Observatory (OCO), era estabelecer um mapa da distribuição geográfica das fontes de CO2 e estudar as suas mudanças ao longo do tempo.

Tratar-se-ia do primeiro satélite lançado pela agência espacial norte-americana com o objectivo de estudar as emissões terrestres de dióxido de carbono, de origem humana e natural.

Em Janeiro, o Japão lançou um satélite encarregado de uma missão similar.

Os dados a recolher por este satélite OCO visam ajudar os cientistas a fazer previsões mais exactas sobre as alterações climáticas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE