Andebol: FC Porto surpreendido por noruegueses na estreia na Champions - TVI

Andebol: FC Porto surpreendido por noruegueses na estreia na Champions

FC Porto entrou a perder na Liga dos Campeões

A vencer ao intervalo por 16-12, dragões acabaram por perder por 28-30

Relacionados

A equipa de andebol do FC Porto estreou-se na nova edição da Liga dos Campeões com um desaire, na receção aos noruegueses do Elverum (28-30), num encontro do grupo A em que os dragões tiveram um segundo tempo para esquecer.

Apesar de esta época contar com o internacional francês Luc Abalo, um dos melhores pontas direitos de sempre do andebol mundial, foi no lado esquerdo que os nórdicos deram um bom indicador de que vinham a Portugal discutir o encontro, face a um eficaz Alexander Christoffersen Blonz - melhor marcador do desafio com dez golos -, que começou por anotar três remates certeiros de rajada, na zona mais permeável da defesa portista.

Se nos primeiros instantes, o Elverum esteve com ligeira superioridade, não só a finalizar pela ponta esquerda, mas também com remates de primeira linha, os dragões de Magnus Andersson conseguiram depois equilibrar o encontro, recorrendo igualmente aos disparos de meia distância, com destaque para Mbengue e Iturriza.

Na baliza azul e branca, Alfredo Quintana, com cinco defesas, ia segurando remates na zona de seis metros e no ataque António Areia afinou a pontaria, que permitiu ao FC Porto chegar ao intervalo com uma vantagem de quatro golos (16-12).

Apesar de os nórdicos se mostrarem muito combativos, mesmo com Luc Abalo apagado em campo na vertente ofensiva, o FC Porto conseguiu entrar no segundo tempo a controlar a vantagem confortável de três e quatro golos e sempre com um «super» Quintana entre os postes, para quando os defensores não conseguiam travar as penetrações adversárias.

Contudo, a equipa portuguesa acabou por sentir a exclusão do influente Miguel Martins e o ataque deixou de funcionar, situação que o Elverum soube aproveitar para conseguir empatar (21-21) a 18 minutos do fim e instantes depois passar mesmo para a frente do marcador (23-22).

Na reta final, e a vencer com vantagens de quatro e cinco golos, os noruegueses souberam gerir o resultado e anular os pontos fortes de um FC Porto muito irregular.

O outro encontro da mesma poule, entre Pick Szeged e Paris Saint-Germain, deveria ter acontecido também esta quinta-feira, mas foi adiado devido a um caso positivo de covid-19 na equipa húngara.

Continue a ler esta notícia

Relacionados