Portugal destrói 2,8% de postos de trabalho - TVI

Portugal destrói 2,8% de postos de trabalho

Desemprego

No espaço de um ano, o país perdeu empregos, apesar de no último trimestre de 2009, em comparação com o anterior, ter estagnado essa destruição

Relacionados
Portugal destruiu 2,8 por cento de postos de trabalho em 2009, em comparação com o ano anterior, revelam as primeiras estimativas do Eurostat, divulgadas esta segunda-feira.

Os dados referem-se ao quarto trimestre do ano e representam, mesmo assim, uma melhoria face ao trimestre anterior quando, em comparação ao mesmo período de 2008, o número de postos de emprego derrapou 3,1%.

Isto significa que, a par da tendência crescente da taxa de desemprego, o número de postos de trabalho ao dispor da população activa está a cair.

Destruição atenuou-se no final do ano

Mesmo assim, nos últimos três meses de 2009 esta destruição estagnou, face ao verificado entre Julho e Setembro do mesmo ano.

Isto depois de, durante todo 2009 o número de pessoas empregadas ter caído: no primeiro trimestre perderam-se 1,1% de postos de trabalho, face aos três meses anteriores; no segundo trimestre o corte foi de 1% e, no terceiro trimestre, registaram-se menos 0,8% de pessoas empregadas.

Dossier desemprego: dar a volta por cima

Portugal está a acompanhar a tendência dos restantes países da Europa. Nos 16 países da Zona Euro, o número de pessoas empregadas caiu 0,2%, em comparação com o terceiro trimestre de 2009, e derrapou 2,0% face ao período homólogo.

Já na UE a 27, o número de postos de trabalho diminuiu 0,3% nos últimos três meses de 2009, face ao trimestre anterior, e caiu 2,1% face ao homólogo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados