Trabalho: crise não deve ser desculpa para redução de direitos - TVI

Trabalho: crise não deve ser desculpa para redução de direitos

Jerónimo de Sousa

Destaca «a luta pelo direito à greve» e a «contratação colectiva»

Relacionados
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu esta quinta-feira que a crise económica não deve servir de desculpa para a retirada de direitos aos trabalhadores e deu como bom exemplo «a luta» dos funcionários do Metropolitano.

Despedimentos chegam à banca portuguesa

«É um bom exemplo, de que é possível o trabalho com direitos. A luta destes trabalhadores, que negociaram o seu acordo de empresa, demonstra que esta empresa pública convive bem e precisa de trabalhadores com direitos», afirmou Jerónimo de Sousa aos jornalistas, escreve a Lusa.

O líder do PCP, que falava aos jornalistas no final de uma visita às instalações do Metropolitano de Lisboa na Pontinha, defendeu que a crise económica e social não deve servir de pretexto para a retirada de direitos.

Trabalhar três dias por semana

Jerónimo de Sousa sustentou que, em tempos de crise, e após a entrada em vigor do Código do Trabalho, «o mais fácil, sobretudo para os grandes grupos económicos, é despedir, reduzir os direitos e os salários, nivelando por baixo».

«Neste quadro de crise, esta empresa e a luta destes trabalhadores é um bom exemplo», reforçou, destacando «a luta pelo direito à greve» e pela «contratação colectiva».

70 mil inscreveram-se no centro de emprego
Continue a ler esta notícia

Relacionados