Carris: sindicato fala de dívida de 3 milhões a motoristas e guarda-freios - TVI

Carris: sindicato fala de dívida de 3 milhões a motoristas e guarda-freios

  • ALM com Lusa
  • 25 fev 2018, 16:31
Metro (Lusa)

Organização sindical promete avança para tribunal. A empresa informou que emitirá uma posição sobre o tema na segunda-feira

O Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM) disse este domingo que a Carris deve cerca de três milhões de euros a motoristas e guarda-freios, a título de descansos compensatórios vencidos, não gozados e não pagos, e garante que vai avançar para a via judicial.

Este valor médio foi auferido tendo em conta o universo de trabalhadores da Carris [cerca de 1.300 pessoas]. Estamos a falar de descansos compensatórios, que estão previstos no Código do Trabalho. A legislação deve ser aplicada de igual forma para todos”, disse à Lusa Manuel Oliveira, do SNM.

O sindicalista afirmou que a Carris não tem dado resposta às reivindicações dos trabalhadores.

A Carris não deu nenhuma justificação, só nos disse que considera ter legitimidade para não se responsabilizar pelo valor em causa. No entanto, estamos a discutir legalidade e não legitimidade”, sublinhou.

Apesar da dívida ter vencido em 2012, Manuel Oliveira refere que o sindicato já “esgotou todos os recursos”, tornando-se, por isso, “inevitável” recorrer à via judicial.

Desta forma, o SNM garante que vai “patrocinar aos seus associados todas as ações judiciais que se venham a mostrar necessárias, para que estes possam ser devidamente ressarcidos."

Contactada pela Lusa, a Carris informou que emitirá uma posição sobre o tema na segunda-feira.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE