Acciona recebe 8.200 milhões por 25% da Endesa - TVI

Acciona recebe 8.200 milhões por 25% da Endesa

dinheiro 2

Controlo da Endesa começou em Setembro de 2005 com a OPA apresentada pela Gás Natural

Relacionados
A construtora espanhola Acciona vendeu os 25 por cento de participação que detinha na eléctrica Endesa à italiana Enel por 8.200 milhões de euros em dinheiro mais activos renováveis de 2.105 megawats de capacidade.

Segundo a Lusa, estes activos renováveis, em Portugal e Espanha, incluem 688 megawats correspondentes a centrais hidráulicas, passando a ficar integrados na sociedade Acciona Energia.

Fontes empresariais referem que o acordo hoje assinado prevê que a Acciona receba, em concreto, 9.600 milhões de euros em efectivo da Enel e mais 1.500 milhões em dividendos da Endesa.

Com este dinheiro cobre-se o put de venda dos 25% da Acciona na Endesa, avaliado em 11.100 milhões de euros.

Depois disso a construtora espanhola comprará, por 2.900 milhões os activos renováveis da Endesa.

Com a compra da Enel eleva de 67 para 92% a sua participação na Endesa assumindo um controlo que lhe esteve anteriormente vedado devido a um acordo de accionistas.

A operação desta sexta-feira põe fim a uma aliança que nasceu em Março de 2007 e que permitiu à Enel e à Acciona tomar o controlo da Endesa, afastando desse controlo o grupo alemão E.ON, que chegou a tentar uma OPA sobre a eléctrica espanhola.

Culmina assim um combate intenso e polémico pelo controlo da Endesa que começou em Setembro de 2005 com a OPA apresentada pela Gás Natural.
Continue a ler esta notícia

Relacionados