Cimpor destina 7% do total dos seus investimentos para aquisição de navio - TVI

Cimpor destina 7% do total dos seus investimentos para aquisição de navio

Cimpor

A aquisição de um navio de transporte de combustíveis e de clínquer no valor de 12,5 milhões de euros pela Cimpor deve ter um peso de 7% no total dos investimentos previstos para este ano.

De acordo com as estimativas da Espírito Santo Research (ERS) para um investimento total de 182 milhões de euros da cimenteira para este ano, a aquisição do navio representa uma parcela de 7% do total.

Esta aposta da cimenteira «pode representar um investimento natural». É que os custos com os fretes para a União Europeia (EU) e para os Estados Unidos, em média, duplicaram desde o segundo semestre de 2003, devido à pressão dos operadores asiáticos, disse a Espírito Santo no Iberian Research.

De acordo com o diário Económico, a Cimpor vai investir 12,5 milhões de euros na aquisição de um navio para transportar combustíveis e clínquer, na sequência dos elevados preços dos fretes marítimos. Será por isso, criada uma nova sociedade, detida em 60% pela Cimpor, cujo objectivo «é servir todo o grupo, de acordo com as suas necessidades de produção», referiu uma fonte da empresa ao Diário Económico.

Segundo a mesma fonte, a empresa irá ainda adquirir um outro navio.

Actualmente, a Cimpor «exporta clínquer de Portugal para o Sul de Espanha, estando também presente nos mercados do Norte de África, como Marrocos, Tunísia e Egipto», enumera a ESR.

A casa de investimento refere ainda que a aquisição de 2,23% do capital social da Cimpor pelo ING Bank no passado dia 27 de Maio, «pode estar relacionado com o pagamento de dividendos por parte da cimenteira a 11 de Junho, data em que a Cimpor irá distribuir um dividendo de 17 cêntimos por acção.
Continue a ler esta notícia