Economia nega qualquer decisão sobre privatização da EDP - TVI

Economia nega qualquer decisão sobre privatização da EDP

O Ministério da Economia desmente qualquer decisão sobre o processo de privatização da EDP, que deverá estar concluido até Março do próximo ano.

O Ministério da Economia desmente qualquer decisão sobre o processo de privatização da EDP.

Fonte oficial do ministério disse que «não há qualquer decisão sobre essa matéria», pelo que «qualquer comentário, neste momento, é pura especulação.»

Este comentário surge na sequência de uma notícia de hoje do Diário Económico que dava conta que o Governo se prepara para reduzir a sua posição na EDP através de um aumento de capital por incorporação das posições accionistas que a empresa ainda não detém na Hidrocantábrico.

A Cajastur e a Caser possuem, em conjunto, 25% do capital da empresa espanhola, enquanto que a EnBW, participada da francesa EdF, controla 35%, com a EDP a dominar os restantes 40%. Os 60% que a EDP ainda não detém na operadora espanhola estão avaliados em perto de 1,2 mil milhões de euros, valor que servirá de referência para o aumento de capital.

O primeiro-ministro, Durão Barroso, já tinha anunciado que a próxima fase de privatização da EDP, deverá estar concluída até final de Março próxima sendo que o Estado não deverá ficar com mais de 10% no capital da eléctrica.

Posteriormente Carlos Tavares tinha referido que as primeiras avaliações já estavam em curso, escusando-se a mais detalhes.
Continue a ler esta notícia