Iberdrola investe 18 mil milhões nos próximos dois anos - TVI

Iberdrola investe 18 mil milhões nos próximos dois anos

Vento

Nos últimos 10 anos a empresa energética contabilizou um investimento avaliado em 62 mil milhões de euros

Relacionados
As expectativas de investimento da Iberdrola para os próximos dois anos são de 18 mil milhões de euros. O grupo espanhol, que opera no sector energético, pretende ultrapassar os 2.800 milhões de euros de lucros obtidos em 2009, afirma a empresa num comunicado divulgado esta quarta-feira.



Entre 2010 e 2012, a Iberdola prevê assim investir 9 mil milhões de euros no sector das energias renováveis, 6.300 milhões em redes e 2.700 milhões na produção e comercialização de energia.



A empresa, também presente em Portugal, estima alcançar um crescimento anual médio entre 5% e 9% do EBITDA (resultados antes dos impostos, amortizaçõesm depreciações e juros) e do benefício líquido corrente. Na agenda da Iberdola, está também definido o aumento das retribuições aos accionistas, tendo em conta os lucros obtidos, «mesmo num cenário de evolução estabilizada da procura, tal como dos preços da electricidade», assegura o mesmo comunicado.

Quanto aos mercados, 39% do investimento vai ser direccionado para os EUA, o que corresponde a 7 mil milhões de euros, 25% para o Reino Unido (4.500 milhões), 24% para Espanha (4.300 milhões) e 12% para a América Latina e outras zonas do globo (2.200 milhões de euros).

O objectivo? A empresa pretende «desenvolver os seus projectos de crescimento orgânico e consolidar a sua expansão internacional», sendo que «para 2012, estima reduzir custos em mais de 300 milhões de euros por ano».

A expectativa de aumentar a diversificação do negócio ao nível internacional terá efeitos nos lucros da empresa. A Iberdrola pretende obter 70% do EBITDA nos negocios correntes, tais como as redes e as energias renováveis, face aos actuais 64% . Para 2012, a empresa prevê que o negócio energético tradicional em Espanha represente 33% dos resultados operativos. Já ao Reino Unido caberão 21%, à América Latina 10% e aos EUA 8%. As energias renováveis representarão 28% dos resultados operativos, segundo as previsões da Iberdrola.

Na última década, a empresa contabilizou um investimento de mais de 62 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados