Comissão Europeia quer nova regulação para resíduos nucleares - TVI

Comissão Europeia quer nova regulação para resíduos nucleares

Central nuclear (arquivo)

Durão Barroso considera que o desenvolvimento da energia nuclear deve ter em linha de conta o tratamento dos resíduos radioactivos. Só na UE existem 146 centrais nucleares

A preocupação da opinião pública sobre a energia nuclear empurrou a Comissão Europeia (CE) para a criação de uma iniciativa legislativa sobre o tratamento de resíduos radioactivos. «Antes do fim do ano» os cidadãos dos 27 poderão contar com nova regulação sobre esta matéria, informa esta terça-feira o portal espanhol «Cinco Días».

O presidente da CE, Durão Barroso, entende que o desenvolvimento da energia nuclear deve dar resposta ao tratamento dos resíduos radioactivos. O responsável defende ainda que a União Europeia deve estabelecer juridicamente o cumprimento à escala internacional das normas de segurança por que se devem reger todas as instalações nucleares. Só a UE contabiliza 146 centrais deste tipo.

De acordo com a agência EFE, mais de 65 países estão reunidos em França até amanhã numa conferência internacional sobre o acesso à energia nuclear de uso civil, entendida como uma alternativa aos combustíveis fósseis.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, também presente no evento, defende a criação de «um banco de combustível» internacional para garantir o abastecimento de novos países que pretendam apetrechar-se de centrais nucleares. O novo banco poderia ser também uma forma de conter os riscos de proliferação.

Brasil, China, EUA , Rússia e Israel são alguns dos países que participam na conferência internacional sobre energia nuclear. O Irão não vai estar presente no encontro.
Continue a ler esta notícia