Nova central solar em Ferreira do Alentejo avança em Junho - TVI

Nova central solar em Ferreira do Alentejo avança em Junho

energia solar

Terceira unidade do concelho vai produzir energia «limpa» durante 25 anos

Relacionados
A terceira central solar fotovoltaica no concelho de Ferreira do Alentejo (Beja) deverá começar a funcionar parcialmente em Junho, num investimento de quase 45 milhões de euros para produzir energia «limpa» durante 25 anos.

Numa primeira fase, a central vai começar a produzir e a injectar energia na rede de forma parcial em Junho, quando estiverem instalados os primeiros 2,5 MW, disse este sábado à agência Lusa Francisco Pintor, administrador da Tecneira, a empresa que está a desenvolver o projecto.

Propriedade da Sociedade Ventos da Serra, detida pela Tecneira, a Central Solar Fotovoltaica de Ferreira, com uma capacidade instalada de 10 megawatts (MW), está a ser construída num terreno de 40 hectares a Oeste da vila de Ferreira do Alentejo.

As obras de construção civil começaram em Janeiro e a instalação dos 45.500 painéis solares vai arrancar em Abril, disse o responsável.

A central deverá ficar concluída e começar a funcionar em pleno em Outubro, para produzir anualmente 19 gigawatts/hora (GWh) de energia, o suficiente para abastecer 7.300 habitações e poupar cerca de 32 mil toneladas de emissões de gases com efeito estufa (CO2) por ano, indicou Francisco Pintor.

10 empregos permanentes

O projecto, que na actual fase de instalação vai empregar temporariamente 200 trabalhadores, prevê criar «cerca de 10 postos de trabalho permanentes», nos serviços de operações e manutenção, referiu o responsável.

Francisco Pintor justificou a instalação da central no concelho de Ferreira do Alentejo por se tratar de «uma das zonas com maior radiação solar directa normal no país» e «onde existe capacidade de rede».

A central solar da Sociedade Ventos da Serra é a terceira no concelho de Ferreira do Alentejo, depois de uma do grupo Generg, com 12 MW, em instalação e que deverá começar a produzir parcialmente em Março, e de outra da empresa Net Plan, com 1,8 MW distribuídos por cinco pequenas centrais e que começou a funcionar em Dezembro de 2008.

Em declarações à Lusa, o presidente do município de Ferreira do Alentejo, Aníbal Costa, congratulou-se com a instalação da terceira central, «mais uma que vem afirmar a importância do concelho como produtor de energias renováveis» e que poderá «atrair outros investimentos associados».

Além das três centrais de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, que tem a maior potência fotovoltaica licenciada em Portugal, existem outras cinco centrais, entre as quais a maior do mundo, com 46,41 MW e a produzir em pleno desde Dezembro de 2008 perto da vila de Amareleja, no concelho de Moura.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE