Janko lembra ManUtd: «A primeira vez que vi Nani treinar pensei 'uau'!» - TVI

Janko lembra ManUtd: «A primeira vez que vi Nani treinar pensei 'uau'!»

Saidy Janko (Young Boys)

Entrevista Maisfutebol ao lateral direito que está cedido pelo FC Porto ao Young Boys, adversário na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa

Relacionados

Contratado por 2,21 milhões ao Saint-Étienne em 2018, Saidy Janko esteve apenas 19 dias no FC Porto antes de sair por empréstimo para o Nottingham. Na presente temporada o helvético nem sequer teve oportunidade de se mostrar a Conceição. Ironia do destino, o lateral pode jogar pela primeira vez no Dragão quinta-feira… com a camisola de um outro clube: o Young Boys.

Em entrevista ao Maisfutebol a dois dias do jogo da Liga Europa, o defesa de 23 anos explica o curto período na Invicta e reitera o desejo de um dia jogar de azul e branco.

Pelo meio, Janko recorda os primeiros pontapés na bola e aborda a mudança para o Manchester United com apenas 15 anos. Em Old Trafford tornou-se amigo de Joel Pereira e ficou encantado com Nani.

II parte - 
Janko reencontra FC Porto: «Soube pelos jornais que podia sair»
 

Legenda


 

Maisfutebol - O seu pai nasceu na Gâmbia, a sua mãe tem passaporte italiano, mas o Janko é suíço.
Saidy Janko - O meu pai nasceu na Gâmbia, mas viveu em vários países. Chegou à Suíça com 18 anos. A minha mãe é suíça, mas tem passaporte italiano por causa dos meus avós. Já eu nasci na Suíça.

MF - Quando começou a jogar futebol?
SJ - Comecei a jogar com sete ou oito anos no Inter Club Zurigo. Mais tarde, mudei-me para o FC Zurique, o principal clube da cidade.

MF - Sempre jogou como lateral-direito?
SJ - Não (risos). Joguei como lateral-direito e como extremo. Posição preferida? Lateral-direito, mas só se tiver autorização para subir muitas vezes.

MF - Até que idade jogou no FC Zurique?
SJ - Joguei até aos meus 17 anos, depois fui para o Manchester United.

MF - Como se proporcionou a mudança para o Manchester United?
SJ - Foi incrível. Ganhámos um torneio aqui em Zurique. O Manchester United observou-me e uma semana depois o meu agente disse-me que o clube me queria.

MF - Qual foi a sua reação?
SJ – (risos) Inicialmente não acreditei, achei que o meu agente estava a brincar. No entanto, ele mostrou-me a carta que o Manchester United tinha enviado para o FC Zurique e fiquei extremamente contente.
 

Em 2018, Saidy Janko trocou o Saint-Étienne pelo FC Porto, assinando contrato até 2022.


MF - Foi sozinho para Inglaterra com 15 anos?
SJ - Fui sozinho e vivi com uma família de acolhimento, extremamente simpática. O plano era começar a jogar na equipa de sub-19, mas isso não aconteceu. Joguei sempre pela segunda equipa [ndr: foi eleito futebolista do ano da equipa sub-23].

MF – E chega a fazer um jogo pela equipa principal frente ao MK Dons para a Taça da Liga [ndr: derrota por 4-0]:
SJ - Foi o Van Gaal quem me deu a oportunidade de me estrear quando tinha 18 anos. Aproveitei, mas sabe como é o Manchester United… É um grande clube, cheio de dinheiro e capaz de comprar qualquer jogador.

MF - Como foi trabalhar com Louis van Gaal?
SJ - É um treinador muito rígido. É como um professor. Por vezes, ele pode parecer assustador, mas é um treinador muito focado e que adora ir ao pormenor. Todos têm de fazer exatamente o que ele pretende.

MF - Apenas jogou uma vez pela equipa principal do Manchester United. Porquê?
SJ - Talvez fosse demasiado jovem e não estivesse pronto. Sei que tinha talento, mas o clube decidiu comprar novos jogadores, o que complicou a minha situação.

MF - Em Manchester conviveu com Nani.
SJ - Treinei imensas vezes com o Nani, uma delas no primeiro treino que fiz em Manchester. Ele era inacreditável nos treinos. A primeira vez que o vi treinar pensei 'uau!'.

MF – Para além do Nani, o Janko tornou-se amigo do Joel Pereira.
SJ - É um dos meus melhores amigos. Ele cresceu perto de Neuchâtel e já tinha ouvido falar de mim, mas não nos conhecíamos. Quando cheguei a Manchester, o Joel recebeu-me muito bem, mostrou-me tudo e chegámos a sair várias vezes para jantar. Foi bastante simpático e rapidamente tornamo-nos bons amigos.

MF – O Janko acabou por sair do Manchester United ao fim de dois anos, passou pelo Bolton e Celtic antes de chegar ao Saint-Étienne, clube pelo qual fez uma boa época.
SJ - Desfrutei muito. Foi a época na qual joguei mais. No entanto, quando recebi a chamada do FC Porto pensei ‘tenho de ir!’. Existiam outros clubes interessados, mas o FC Porto foi a equipa mais rápida a mostrar interesse. Decidi que não ia esperar por mais nada, caso contrário, acabaria por ficar no Saint-Étienne.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE