Janko reencontra FC Porto: «Soube pelos jornais que podia sair» - TVI

Janko reencontra FC Porto: «Soube pelos jornais que podia sair»

Saidy Janko

Entrevista Maisfutebol ao lateral direito que está cedido pelo FC Porto ao Young Boys, adversário na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa

Relacionados

Contratado por 2,21 milhões ao Saint-Étienne em 2018, Saidy Janko esteve apenas 19 dias no FC Porto antes de sair por empréstimo para o Nottingham. Na presente temporada o helvético nem sequer teve oportunidade de se mostrar a Conceição. Ironia do destino, o lateral pode jogar pela primeira vez no Dragão quinta-feira… com a camisola de um outro clube: o Young Boys.

Em entrevista ao Maisfutebol a dois dias do jogo da Liga Europa, o defesa de 23 anos explica o curto período na Invicta e reitera o desejo de um dia jogar de azul e branco.

Pelo meio, Janko recorda os primeiros pontapés na bola e aborda a mudança para o Manchester United com apenas 15 anos. Em Old Trafford tornou-se amigo de Joel Pereira e ficou encantado com Nani.

I parte da entrevista - 
Janko lembra ManUtd: «A primeira vez que vi Nani treinar pensei 'uau'!»




Maisutebol – O Janko chegou do Saint-Étienne, fez a pré-época e depois saiu por empréstimo. O que aconteceu?
Saidy Janko - Penso que houve um mal-entendido entre o presidente, o clube e o treinador, não sei. O treinador não apreciava a minha forma de jogar. Infelizmente, não tive a hipótese de mostrar o meu valor. O futebol é mesmo assim, não guardo mágoa.

MF – O treinador falou consigo acerca da sua situação no plantel?
SJ – Infelizmente, a primeira vez que soube que podia sair do FC Porto foi através dos jornais. Um amigo meu mostrou-me um artigo que dizia que Conceição não me queria. Dois ou três dias depois, o treinador disse-me que não ficava no plantel.

MF – Sente que não foi o Conceição a pedir a sua contratação?
SJ - Depois de duas ou três semanas, fiquei um pouco com essa sensação. Sabe quando treinámos e não há qualquer reação do outro lado… ele não foi mal-educado, respeitou-me sempre, mas fiquei com a sensação de que não lhe agradei muito enquanto futebolista.

MF - Este ano nem sequer se apresentou para a pré-temporada.
SJ - Essa opção nem se colocou. Quando acabou a época, ligaram-me do FC Porto a dizer para arranjar um clube para esta época.

MF - Por que razão escolheu o Young Boys?
SJ - Desde os 17 anos que estive longe de casa. Agora posso ver mais vezes a minha família, tenho a possibilidade de jogar competições europeias. Além disso, o Young Boys é um bom clube e permite-me lutar por títulos.

MF - O que espera do jogo de quinta-feira?
SJ - Vai ser muito muito difícil. O FC Porto é uma das melhores equipas da Europa, demonstrou-o ano passado na Liga dos Campeões. Fizeram uma campanha inacreditável. O FC Porto é favorito, mas nós não temos nada a perder.

MF – Costuma ver jogos do FC Porto?
SJ - Por vezes vejo, especialmente os jogos europeus. É complicado ver os jogos da Liga, porque nem sempre os transmitem na Suíça.

MF – A que jogadores o Young Boys deve ter mais atenção?
SJ - O FC Porto tem uma grande equipa, todos são perigosos. Temos de ter em conta os cruzamentos e os livres do Alex Telles e atenção ao Marega, claro. É uma besta. É sempre difícil jogar contra um jogador forte e rápido.

MF – O Janko vai jogar pela primeira vez no Dragão por outra equipa que não o FC Porto. Não é estranho e ao mesmo tempo irónico?
SJ - (risos). É muito estranho e irónico. Se alguém me dissesse, há um ou dois anos, que isto iria acontecer, chamar-lhe-ia louco. Estou entusiasmado pelo jogo.

MF – Sente que este jogo é uma oportunidade de mostrar o que vale? A maioria dos adeptos do FC Porto nunca o viu jogar.
SJ - Claro. Estou entusiasmado por jogar no Dragão, mas neste momento estou focado em conseguir um bom resultado para o Young Boys. Obviamente que quero impressionar.

MF – Acredita que algum dia vai jogar no FC Porto?
SJ - Não sei, espero que sim. No final do dia, ainda pertenço ao FC Porto, mas depende de o clube dar-me uma oportunidade. Adoraria jogar pelo FC Porto.


artigo originalmente publicado às 23h57, 17-09-2019

Continue a ler esta notícia

Relacionados